fbpx
breaking news New

Consumo de alcoólicas nas casas representa mais de 40% do mercado

Estudo projeta índice de 44% para consumo em casa de bebidas alcoólicas em 2023 no Brasil

O consumo de bebidas alcoólicas em casa, uma tendência que se fortaleceu durante os momentos mais críticos da pandemia, continua em alta. Essa informação é proveniente do estudo “Indicadores Setoriais Anuais”, conduzido em parceria pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e pela KPMG, o qual aponta que o consumo por canais off-trade, como supermercados, permanece acima de 40%.

De acordo com o estudo, o consumo por esses canais aumentou de 39% para 43% em 2021 e 2022, devendo atingir 44% ao final de 2023. A pesquisa também projeta um índice de 45% para o consumo de bebidas alcoólicas em casa para 2026.

Leia também – 7 mudanças que vieram para ficar no setor cervejeiro

Na análise da presidente da Abrabe, Cristiane Foja, o estudo evidencia que o consumo residencial consolidou-se como um canal importante para as indústrias de bebidas alcoólicas, mesmo com o funcionamento normal de bares e restaurantes.

Publicidade

“Ninguém deixou de frequentar bares e restaurantes, isto foi praticamente retomado, mas o crescimento do comércio online e do hábito de celebrar em casa aparecem como elementos novos que explicam o aumento nas vendas em outros canais. O que mudou foi o valor que se dá às celebrações, aos momentos sociais de comemoração, afinal, bebida é complemento, acompanhando momentos de encontro e confraternização”, afirma.

O estudo da KPMG e da Abrabe também destacou o crescimento do mercado de bebidas alcoólicas, que vendeu 16,4 bilhões de litros em 2022, representando um aumento de 5,1% em comparação ao ano anterior. Além disso, o faturamento do setor de bebidas alcoólicas atingiu R$ 380 bilhões, um crescimento de 4,8% em relação a 2021.

Para 2023, a estimativa do estudo “Indicadores Setoriais Anuais” é que sejam vendidos 17,1 bilhões de litros de bebidas alcoólicas no Brasil.

Universo Abrabe
A Abrabe possui 36 associadas, incluindo marcas renomadas de bebidas alcoólicas, como Bacardi Campari, Diageo, Salton e Pernod Ricard, além de cervejarias como Ashby, Maniacs, Grupo Heineken e Estrella Galicia. O estudo revelou que, em conjunto, essas associadas registraram uma receita bruta de R$ 42,9 bilhões em 2022, com um volume de vendas de 4,7 bilhões de litros. Essas associadas representam 29% do mercado de bebidas alcoólicas no Brasil.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password