fbpx
breaking news New

Voz etílica: Frank Sinatra inspira série de cervejas envelhecidas da Mafiosa

sinatra
Feita a partir da Crooner, cerveja que homenageia Sinatra, Irrefutabile #1 é a primeira de uma linha envelhecida em madeira

“A Voz”. É assim que muitos fãs se referem a Frank Sinatra, lenda da música norte-americana e reconhecidamente um dos maiores artistas do século XX. Mas, multifacetado, ele também possui outros capítulos interessantes na sua história, alguns motivos de lendas até hoje. Um deles versa sobre o seu envolvimento com a máfia. E esse controverso traço o “uniu” a uma cervejaria de Valinhos, no interior paulista: a Mafiosa.

Surgida em 2013, a cervejaria recebeu esse nome porque os seus criadores viram na produção caseira, naturalmente com vários improvisos em seu início, uma lembrança da fabricação de bebidas durante o período que vigorou a Lei Seca nos Estados Unidos, entre 1920 e 1933, quando a produção era controlada pela máfia italiana.

Desde então, a Mafiosa expandiu e ampliou a sua carta de opções, tendo a Crooner, uma American Strong Ale, entre as suas opções de sazonais. Como o nome indica, a inspiração é clara: o cantor que eternizou My Way e Strangers in the Night, entre outros standards, e teria sido a inspiração de Mario Puzo para o personagem Johnny Fontane, um cantor protegido pela máfia em Poderoso Chefão, livro transformado em trilogia nos cinemas por Francis Ford Coppola.

E se não há coletânea que possa resumir a carreira de Sinatra, a Mafiosa aproveitou uma reserva especial da Crooner para lançar a Irrefutabile #1. Trata-se da primeira cerveja de uma linha Barrel Aged, de aroma frutado, criada a partir dessa reserva e tendo sido envelhecida em barris de carvalho norte-americano por seis meses.

“Já havia um tempo que queríamos envelhecer uma cerveja em madeira. Quando criamos a Crooner, nos inspiramos em Frank Sinatra, sua história com a máfia e sua paixão por uísque. Pensamos em trazer a cerveja no primeiro momento, fresca, usando uma variedade de lúpulo que trouxesse as características da madeira e da bebida (madeira, coco, baunilha). Depois relançaríamos a mesma cerveja, a princípio seria o mesmo nome, com o envelhecimento na madeira”, explica Gui Matheus, sócio-fundador e cervejeiro da Mafiosa.

A primeira Irrefutabile
Embora originária de um lote da Crooner, a Irrefutabile #1 tem diferenças se comparada com a cerveja que lhe deu origem, advindas das barricas de carvalho utilizadas em sua produção.

“Separamos esse lote em quatro barricas de carvalho norte-americano, semi-novos. Cada barrica trouxe uma peculiaridade para a cerveja. Uma agregou um pouco de acidez, a outra trouxe características mais presentes do carvalho, as demais tinham um funky de leveduras selvagens. O blend das quatro barricas ficou incrível. Trouxe muita complexidade, aromas de madeira. O envelhecimento também arredondou a cerveja, deixando-a mais seca, com um leve aquecimento remetendo ao uísque ou bourbon”, acrescenta o cervejeiro da Mafiosa.

A Irrefutabile #1 tem 9% de álcool e 70 IBUs, com destaque para baunilha, caramelo, coco, madeira e uma leve acidez com toque de funky. Tem harmonização sugerida para carnes assadas, de caça e cordeiro, assados ou grelhados, queijos maturados e sobremesas com caramelo. É comercializada em chope e em garrafas rolhadas de 375ml, com preço sugerido de R$ 42.

Como indica o número 1 no nome da cerveja, não se trata de uma mera artesanal, mas do começo de uma linha da Mafiosa. Gui Matheus destaca que a ideia de criar uma série de cervejas envelhecidas surgiu durante a realização desse processo com a Crooner. E a promessa é de que a linha, como diz o seu nome, será irrecusável para qualquer apreciador de cerveja.

“Enquanto ela estava descansado nas barricas, decidimos envelhecer outras cervejas. Com isso, ao invés de chamar a cerveja com o mesmo nome e só acrescentar o Barrel Aged, decidimos criar uma linha de cervejas únicas e especiais, irrecusável! Assim surgiu a linha – Irrefutabile”, conclui.

Os próximos passos da Mafiosa
Barrel Aged – Também inspirada no Poderoso Chefão, em uma frase dita por Peter Clemenza, a Leave the Gun! Take the Cannoli será a próxima dá série. Trata-se de uma Russian Imperial Stout que está descansando em barricas de vinho do Porto.

Lawless – Para 2019, segundo antecipa Gui Matheus, a Mafiosa quer trabalhar ainda mais com madeira. “Estamos planejando resgatar mais, pelo menos, um estilo histórico para a nossa linha Lawless [que também resgata a época da Lei Seca]. Além disso, uma Milkshake IPA e uma American Sour.”

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password