fbpx
breaking news New

No mês com maior queda do IPCA em 22 anos, inflação da cerveja tem 2ª alta seguida

Inflação da cerveja em domicílio foi de 0,65% em abril e está em 0,71% no somatório dos quatro meses de 2020

O preço da cerveja em domicílio se manteve em alta em abril, no primeiro mês completo em que se pôde perceber os efeitos da crise do coronavírus. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação da cerveja ficou em 0,65%, na segunda elevação consecutiva dos valores.

Leia também – E-book especial: Estudo do Guia avalia impactos da Covid-19 no mercado cervejeiro

Trata-se de um ritmo bem diferente ao do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou deflação de 0,31% em abril. É, inclusive, a menor variação mensal da inflação desde agosto de 1998.

Essa alta do preço da cerveja no domicílio também foi vista no setor de alimentação e bebidas, que teve inflação de 1,79%. Com isso, impediu que a redução dos preços fosse ainda maior.

“A maior contribuição positiva no IPCA de abril (0,35 p.p.) veio de Alimentação e bebidas (1,79%), que segue aumentando e acelerou em relação ao resultado do mês anterior (1,13%). A alimentação no domicílio passou de 1,40% em março para 2,24% em abril”, relatou o IBGE.

A inflação em abril da cerveja em domicílio ampliou a elevação do preço em 2020 do produto, antes quase estagnado e agora em 0,71% no somatório entre janeiro, fevereiro e março.

Já a cerveja fora do domicílio, um segmento praticamente paralisado em função das medidas de isolamento social, teve deflação de 0,34% no mês. Ainda há aceleração no ano, mas agora ela está em 0,92% no primeiro quadrimestre de 2020.

Essa diferença, com elevação dos preços da cerveja no domicílio e redução fora dele, indica que consumir a bebida em casa, única opção possível em um período de quarentena, está ficando mais caro. E o aumento dessa demanda em detrimento da outra modalidade deve ter pesado para a inflação.

“Há uma relação da restrição de oferta, natural nos primeiros meses do ano, e do aumento da demanda provocado pela pandemia de Covid-19, com as pessoas indo mais ao mercado, cozinhando mais em casa”, aponta Pedro Kislanov, gerente da pesquisa.

O item outras bebidas alcoólicas no domicílio, por sua vez, teve aumento de 0,49% em abril. Desse modo, ampliou o cenário de elevação dos preços em 2020, tanto que passou a registrar alta acumulada de 3,08% nesse período.

Por fim, o preço de outras bebidas alcoólicas fora do domicílio apresentou deflação de 0,20% em março. Com isso, o aumento nos preços caiu para 0,31% neste ano.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password