fbpx
breaking news New

7 ações para a retomada das atividades com segurança na indústria de bebidas

Firjan elaborou o Guia de Orientações para a Retomada Segura das Atividades Industriais com sugestões para empresas

Com vários estados planejando ou ao menos avaliando a possibilidade de reabertura de diversos setores da economia, muitos segmentos também se preparam para retomar as atividades. Só que não se trata simplesmente de reabrir as empresas. Afinal, vários cuidados deverão ser tomados e medidas de higiene que não existiam antes farão parte da nova realidade. Ou seja, será necessária uma grande readaptação. Não é diferente para a indústria de bebidas.

Leia também – Entrevista: Indústria de bebidas perde 50% de faturamento na crise, aponta Abrabe

Para ajudar nessa retomada, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) elaborou o Guia de Orientações para a Retomada Segura das Atividades Industriais com sugestões para empresas de diversos segmentos, como as de bebidas. A ideia é de que se consiga prevenir os riscos de propagação do coronavírus.

“O Guia oferece diretrizes para a volta da produtividade plena com a preservação de empregos e a construção de um novo ambiente, seguindo sempre as determinações das autoridades em relação ao isolamento”, afirma o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Vale destacar que a indústria de alimentação e bebidas foi incluída pelo presidente Jair Bolsonaro em decreto como atividade essencial, o que a desobrigou de paralisar as operações durante a pandemia. Ainda assim, diversas empresas do setor cervejeiro optaram por pausar os trabalhos ou ao menos realizá-los com escala reduzida, adotando restrições.

Publicidade

O documento é baseado em informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e nas recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de um conjunto de medidas adotadas pelo governo brasileiro e das orientações gerais para os empregadores com base nas indicações da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério da Economia.

As orientações incluem medidas para o setor de alimentos e bebidas, como avaliar a possibilidade de utilização de barreiras físicas de materiais impermeáveis entre trabalhadores e também evitar trabalho em linhas de produção próximas e paralelas.

“Distanciamento, uso de máscaras, monitoramento de temperatura diária de funcionários e questionários sobre o estado de saúde dos trabalhadores são medidas das quais o setor não pode abrir mão para a retomada segura das atividades”, aponta Marcus Rumen, presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bebidas em Geral do Estado do Rio de Janeiro (Sindibebi).

Confira, a seguir, as 7 principais ações para preparar equipes e ambientes de trabalho visando a retomada das atividades:

1- Fornecer máscaras de proteção e exigir o uso para todos os trabalhadores;

2- Prover produtos de higiene e assepsia aos funcionários, destinando, para isso, locais específicos dentro da empresa;

3- Rever todos os processos de limpeza, incluindo procedimentos de desinfecção de superfícies e ferramentas com maior frequência;

4- Fazer limpeza e manutenção dos sistemas de ar condicionado evitando a recirculação;

5- Fomentar o distanciamento entre as pessoas, revendo layouts e reorganizando turnos de trabalho;

6- Monitoramento contínuo da temperatura corporal e das condições de saúde de todos os trabalhadores para identificar pessoas sintomáticas;

7- Estabelecer canais eficientes de comunicação para orientações aos funcionários.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password