fbpx
breaking news New

Abralatas celebra 20 anos com alta da produção e da reciclagem; veja números

Reaproveitamento de latas saltou de 87% para quase 100% desde criação da associação

A Associação Brasileira de Latas de Alumínio (Abralatas) celebrou o seu aniversário de 20 anos com motivos para se orgulhar da sua trajetória. Afinal, nessas duas décadas, a entidade acompanhou o aumento da produção desse tipo de embalagens, do seu consumo e, principalmente, da reciclagem.

No período, a Abralatas observou o crescimento das unidades que produzem latas de alumínio no país. Esse número mais do que dobrou desde 2003, saltando de 11 para as atuais 24 fábricas. É um crescimento que atende a uma demanda por esse tipo de embalagem, com a associação apontando que 400 bilhões de unidades foram vendidas de 2003 a 2022. Isso tornou o Brasil o terceiro maior mercado do mundo para latas de alumínio, com um consumo per capita de 156 latas por ano.

Leia também – Artesanais ampliam uso de ingredientes locais e valorização da cultura

“Há 20 anos assumimos o compromisso com um modelo de produção e consumo mais sustentável, prezando pela preservação do meio ambiente. Nossas parceiras nessa jornada e nossas associadas também acreditam nesta missão e juntos trabalhamos para assegurar prosperidade ao Brasil, sempre em sintonia com as prioridades globais e focados na principal meta estabelecida pela ONU: aliar desenvolvimento econômico com proteção ambiental”, diz o presidente-executivo da Abralatas, Cátilo Cândido.

A reciclagem de latas de alumínio também cresceu nesses 20 anos de atuação da Abralatas. Se em 2003 o país destinava 87% dessas embalagens para reaproveitamento, esse número agora é de quase 100%.

Segundo os dados mais recentes, em 2021, 98,7% das latas de alumínio foram recicladas, o que representa mais de 30 bilhões de unidades. Esse desempenho coloca o Brasil como referência mundial em reciclagem, à frente de países desenvolvidos, como o Japão (94% de latas recicladas em 2020) e os Estados Unidos (59,7% em 2020).

“Estamos celebrando 20 anos de conquistas e avanços importantes. Hoje, consolidados como referência mundial em relação à reciclagem, temos um país com indicadores relevantes que nos posicionam como potência da economia verde, graças a um setor que aposta em práticas socioambientais sérias para garantir a preservação dos nossos recursos naturais. O meio ambiente agradece”, diz Cândido.

E a reciclagem movimentou cerca de R$ 6 bilhões na economia no ano passado, de acordo com as estimativas da associação. Assim, o presidente-executivo da Abralatas ressalta que a trajetória nesses 20 anos foi pautada pelo avanço da atividade aliada com uma atuação também focada na sustentabilidade.

“A lata de alumínio é o exemplo perfeito de economia circular, podendo ser reciclada infinitas vezes. Além disso, é a embalagem para bebidas com a menor emissão de carbono. Ao tornar a reciclagem de resíduos uma atividade economicamente viável, a lata de alumínio favorece o reaproveitamento de materiais, economia de energia, diminuição de custos com limpeza urbana, diminuição da poluição do ar e do solo, dentre outros”, explica o presidente executivo da Abralatas.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password