fbpx
breaking news New

As pessoas seguem marcas cervejeiras para absorver conteúdo, diz especialista

Para Érica Barbosa, cervejarias precisam ser estratégicas na atuação nas redes sociais e no e-commerce

Além de tornar o consumo mais caseiro, a pandemia do coronavírus reforçou a presença do universo digital na vida das pessoas. O somatório desses cenários exige que as cervejarias ampliem a presença nos espaços virtuais, como forma de atingir o público, agora mais concentrado em suas residências, através da comunicação e dos canais de venda.

Foram estes os temas e as abordagens de Érica Barbosa, fundadora do Instituto Marketing Cervejeiro, em sua palestra nesta quarta-feira, no terceiro dia do Força Cervejeira, congresso promovido por Bräu Akademie e Abracerva e com apoio do Guia.

Leia também – 24% dos empreendimentos têm risco alto de fechar em 2021, diz pesquisa

Para Érica, o investimento em marketing digital tem vantagens em função do maior alcance do público e do baixo investimento. “O marketing digital é assertivo, consegue alcançar o público de forma direta, e segmentado, pela possibilidade de alcançar quem você quer. E o investimento pode ser muito baixo, se for orgânico.”

Mas a especialista apontou que o processo de compra passa por 5 etapas até a sua realização – assimilação, atração, arguição, ação e apologia –, o que demanda diversas ações e estratégias. Entre elas, atrair o público não só pelo produto, mas por seu conteúdo.

É importante mesclar o conteúdo de venda com conteúdo qualificado. As pessoas seguem marcas para absorver conteúdo

Érica Barbosa, fundadora do Marketing Cervejeiro

Para reforçar a presença digital, as cervejarias também precisam expor o portfólio, ter presença na mídia e fazer avaliações, também oferecendo conteúdo de qualidade e bons serviços. “As pessoas são influenciadas pelas outras, compram por recomendações de amigos, de um sommelier que conhece…”, pontuou Érica.

Produção de conteúdo digital
Para isso, ela apontou que a produção de conteúdo digital pelos estabelecimentos do setor cervejeiro deve passar pela definição de uma personalização da marca. “Criar uma linguagem própria, imagens que se ligam ao seu valor, com fotos que flertam com a sua marca”, disse.

A fundadora do Instituto Marketing Cervejeiro também valorizou a definição de linhas editoriais para publicações nas redes sociais, dividindo-as entre portfólio, conteúdo, informações sobre onde encontrar a sua bebida e a própria marca.

Publicidade

Érica ainda destacou a necessidade de estratégias diferentes para publicações no feed do Instagram – “a sala de estar da casa” – e no stories – “o quarto”. “No feed, fotos bem produzidas, com variedade de conteúdo. É a primeira impressão. No stories, a comunicação é com quem já te segue.”

Uso de plataformas
Em sua apresentação, Érica também listou as diferentes plataformas a serem utilizadas para que cervejarias ampliem a presença digital, citando ferramentas menos lembradas, como o e-mail marketing. “Ajuda a manter o relacionamento com quem comprou ou já demonstrou interesse pelo seu produto.”

Ela também destacou o Facebook e o Instagram, redes sociais de maior audiência e com uso de fotos. “A gente se alimenta e bebe com olhos”, lembrou Érica, também citando a possibilidade de se produzir conteúdo para o YouTube.

Outras estratégias citadas por ela foram o cadastro no Google Meu Negócio, a presença na Untappd e no Trip Advisor, além do uso de SEO para melhorar o ranqueamento em buscas.

Ações para o e-commerce
Com a ampliação das vendas pelo serviço digital, Érica também reforçou a importância de as cervejarias serem estratégicas na atuação do e-commerce. Não basta, assim, ter o seu canal próprio. É preciso que ele exponha o portfólio, organizando-o em várias categorias, utilizando ferramentas de busca e a possibilidade de aquisição de produtos relacionados, além de priorizar o pagamento pelo próprio site.

Embora tenha destacado a importância de se ter uma plataforma própria, a fundadora do Marketing Cervejeiro apontou ser interessante estar em grandes marketplaces e em aplicativos de deliveries terceirizados para “se mostrar a um público novo”. E avaliou ser um erro o redirecionamento do seu comércio eletrônico ao WhatsApp, especialmente pela “falta de padrão, como um cardápio digital”.

O Força Cervejeira, iniciado na segunda-feira, se encerra nesta quinta. Confira a programação do último dia do evento:

2 Comentários

  • Érica Barbosa Reply

    11 de maio de 2021 at 11:25

    Que legal entrar no Guia para me atualizar e encontrar essa matéria, não sabia que iriam publicar sobre minha palestra! Obrigada pelo resumo, ficou ótimo. Que essas dicas ajudem os negócios cervejeiros a melhorarem a venda online e presença digital. 🙂

  • Rosélia reis Reply

    23 de junho de 2022 at 19:33

    Tem uma cervejaria digital usando nome da corona com balde e copos dando golpe cai agora custo 119.00 por 79.99 só hoje com pix cai depois manda imail cancelado sem direito há manda resposta

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password