fbpx
breaking news New

Cervejarias do Sul unem inventividade e tradição por êxito em mercado concorrido

Cervejarias da região Sul do Brasil se destacam pela tradição, influência da cultura alemã e inovação

É na região Sul do Brasil onde estão localizados os três estados com maior densidade cervejeira por habitante, de acordo com a última edição do Anuário da Cerveja. O dado, que satisfaz consumidores gaúchos, catarinenses e paranaenses, traz embutido um desafio: as cervejarias precisam contar com diferenciais para se destacar em meio a fortes concorrentes.

Para isso, as marcas têm buscado ressaltar aspectos que valorizem suas identidades. As virtudes de algumas das cervejarias do Sul envolvem a tradição e o pioneirismo dentro do setor de artesanais, a ligação com a cultura de outros países e a inovação, seja em receitas ou no maquinário utilizado no processo produtivo.

Leia também – Colorado lança Hop Lager com lúpulo 100% nacional e tapioca

Criada em 2015, a Cerveja Blumenau carrega a tradição e o nome da “capital brasileira da cerveja” e soma, em seu currículo, mais de 30 premiações, o que inclui a medalha de prata entre as marcas participantes da última edição do Concurso Brasileiro de Cervejas.

“Nós entendemos que a cerveja está na história, com relatos de imigrantes alemães pedindo que os próximos a desembarcarem no Brasil trouxessem malte. Também está no presente, quando somos a Capital Brasileira da Cerveja e realizamos uma das maiores Oktoberfest do mundo e um dos festivais mais importantes do mercado nacional. E acreditamos que também está no futuro, com a inovação em produtos e processos que já estão saindo da nossa fábrica”, destaca Valmir Zanetti, diretor-executivo da Blumenau.

A marca conta com mais de 20 rótulos em sua linha fixa, com a Capivara Little IPA, a Frida Blonde Ale e a Macuca Imperial Stout estando entre as mais conhecidas, além de outros sazonais, em uma produção e concepção liderada pelo mestre-cervejeiro Marcus Guerra.

Para continuar inovando, a marca tem dois projetos especiais: o Blumenau CraftLab, linha de produtos orientada para rótulos inovadores em lotes limitados, e a Mestres do Tempo, que conta com adega de madeira e uma linha de cervejas de guarda em fermentação mista, que rendeu medalhas em concursos e deve ganhar uma frequência maior de lançamentos de produtos em 2022.

Desde 2010, quando foi fundada em Porto Alegre, a Seasons tenta ser uma cervejaria não usual. Para isso, utiliza os mais diversos ingredientes e processos para agregar mais sabor aos seus rótulos. Tem, também, o intuito de disseminar a cultura cervejeira através de projetos em conjunto com a comunidade de homebrewers e outras cervejarias parceiras do Sul e de outras regiões, em uma união para construir a “revolução” das cervejas artesanais.

“Beber melhores cervejas significa não apenas beber produtos de melhor qualidade, mas também bebê-las melhor, degustando, saboreando, descobrindo mais sobre a cerveja que se está bebendo”, comenta a marca, que deve reabrir como brewpub em Porto Alegre em breve.

A marca hoje faz parte da CBCA, a Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal, que também conta com a Leuven (Piracicaba/SP) e a Schornstein, marca catarinense que possui em seu portfólio mais de dez cervejas, com destaques para a variedade de IPAs – como a versão clássica, uma Imperial IPA e uma IPA com tangerina.  

Criada em 2006, a Schornstein é a primeira artesanal de Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil, referência que busca usar em suas criações. Sediada em um prédio tombado pelo patrimônio histórico, ela tem capacidade produtiva de 250 mil litros mensais. É lá, também, onde está o seu bar, o Schornstein Kneipe, que serve petiscos tradicionais da culinária holandesa e alemã.

Já a Cervejaria Santa Catarina usa as suas marcas para valorizar a diversidade de opções de estilos e rótulos para dialogar com diversos públicos. Assim, a Pilsen é o destaque da Saint Bier, enquanto na Barco a principal aposta é a San Diego APA. Na Coruja, a cervejaria valoriza a Linha Viva, em garrafas não pasteurizadas de 1 litro.

Leia também – NewAge lança APA vencedora de concurso e já prepara 2ª edição do Prêmio Wienbier

Fundada em 2007, a Cervejaria Santa Catarina é de Forquilhinha, outra cidade do estado com forte tradição alemã. É considerada uma das maiores microcervejarias do Brasil, com capacidade de brassagem de cerca de 500 mil litros mensais. A sua fábrica, que pode ser conhecida em visitações guiadas, também conta um pub, equipado com 25 torneiras.

A Santa Catarina hoje vem se destacando no mercado por meio de suas três principais marcas: Saint Bier, Coruja e Barco Brewers.

Confira quatro cervejarias da região Sul selecionadas pelo Guia:


Cerveja Blumenau

Endereço: Rua Arno Delling, 388 – Blumenau (SC)
E-mail: loja@cervejablumenau.com.br
Telefone: (47) 99968-5958


Cervejaria Santa Catarina

Endereço: Avenida 25 de Julho, 1303, Forquilhinha (SC)
E-mail: marketing@cervejariasc.com.br
Telefone: (48) 3463-3400


Seasons

Endereço: Rua Hermann Weege, 160, Pomerode (SC)
E-mail: karin@cervejaleuven.com.br
Telefone: (19) 99832-7772


Schornstein

Endereço: Rua Hermann Weege, 160, Pomerode (SC)
E-mail: karin@cervejaleuven.com.br
Telefone: (19) 99832-7772

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password