fbpx
breaking news New

Fabricação de bebidas alcoólicas cresce pelo 6º mês seguido e amplia recuperação

Com o resultado de novembro, produção de bebidas alcoólicas passou a registrar um crescimento de 0,6% no acumulado de 2020

A fabricação de bebidas alcoólicas cresceu 11,1% em novembro em comparação ao mesmo período do ano anterior. Assim, o setor registrou seu sexto mês consecutivo de expansão, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo IBGE.

Com o resultado de novembro, a fabricação de bebidas alcoólicas apresentou uma recuperação de 0,6% no acumulado de 2020. Já a expansão do segmento no somatório dos últimos 12 meses ficou em 0,7%.

Leia também – Ação da Ambev desvaloriza 15,64% em ano marcado pela oscilação da Bolsa

A produção nacional de bebidas não-alcoólicas também teve crescimento no mês – o salto foi de 11,4% em relação a novembro do ano passado. Apesar do bom desempenho, o segmento tem queda de 2% no acumulado de 2020. E, no somatório dos últimos 12 meses, o indicador está negativo em 0,8%.

A produção de bebidas seguiu a tendência de alta dos outros setores da economia nacional e registrou salto de 11,2% em novembro quando comparado ao mesmo período de 2020. Já o indicador acumulado dos últimos 11 meses teve queda de 0,6%. Com o resultado, o segmento zerou as perdas dos últimos 12 meses.

Publicidade

Indústria em alta
Ainda de acordo com os dados do IBGE, pelo sétimo mês seguido a produção da indústria nacional cresceu frente ao mês anterior, com alta de 1,2% em novembro no comparativo outubro.

Somado ao crescimento de maio (8,7%), junho (9,6%), julho (8,6%), agosto (3,4%), setembro (2,8%) e outubro (1,1%), o setor acumula alta de 40,7%, o que elimina a perda de 27,1% entre março e abril. Com isso, a indústria nacional está 2,6% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro.

“O avanço é quase o mesmo do mês anterior e faz com que o setor siga ampliando o aumento com relação ao patamar pré-pandemia. E houve um predomínio no crescimento, ou seja, todas as categorias e a maior parte das atividades tiveram aumento”, explica André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE.

Os dados mostram ainda que, em relação a novembro de 2019, a indústria avançou 2,8%. Mas, de janeiro a novembro de 2020, o setor acumula perda de 5,5%. E, no acumulado nos últimos 12 meses, a queda foi de 5,2%.

Mesmo com o desempenho positivo recente em todas as grandes categorias, a produção industrial ainda se encontra 13,9% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011, segundo complementa o IBGE.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password