Confira lançamentos realizados pelas cervejarias artesanais em agosto

No mês marcado pela comemoração do Dia Internacional da Cerveja, em 5 de agosto, o mercado das artesanais contou com lançamentos de diversos rótulos, sendo alguns deles colaborativos, como os que foram resultado das parcerias da Dádiva com a Vaia e com o Tank Brewpub.
As parcerias se estenderam a datas festivas de agosto, com lançamentos de dois rótulos coletivos da Das Bier e da Borck, em homenagem ao Dia dos Pais, que também foi celebrado pela Landel. Já a Cruls chamou a atenção em agosto ao realizar dois lançamentos.
Leia também – Ambev amplia família da Brahma Duplo Malte com lançamento de versão escura
Confira essas e outras novidades apresentadas nos lançamentos das cervejarias artesanais em agosto e selecionadas pelo Guia:
Avós
A cervejaria paulista lançou o terceiro rótulo da Não Ipa, linha especial que homenageia senhoras que por algum motivo não foram avós ou bisavós. Batizada de Tia Angela, a cerveja é uma India Pale Lager e tem 6,8% de teor alcoólico. Sua receita conta com lúpulos das variedades Citra, Galaxy, Azacca e Ekuanot. Disponível em chope ou lata de 473ml na Casa Avós e em parceiros de vendas da marca, a bebida tem preço sugerido de R$ 38. Seu nome homenageia a prima de Mariana Silveira, sócia desta cervejaria, conhecida como a tia afetiva e de alto astral que é vista como “mãe” de todos os sobrinhos quando eles estavam de passagem por Vitória, cidade onde mora.
Borck e Das Bier
Em ação que visou o Dia dos Pais, as marcas criaram duas cervejas colaborativas batizadas com o nome Zum Meister (ao mestre, em alemão), sendo que cada uma destas bebidas conta com um estilo diferente. A Das Bier traz uma nova formulação da Stark Bier, rótulo já premiado por duas vezes no Concurso Brasileiro de Cervejas, mas que agora adicionou amburana à receita. Já a Borck escolheu uma Barley Wine de amargor acentuado. As bebidas têm 8% de teor alcoólico, tendo sido produzidas para homenagear os fundadores das cervejarias, que são pais das atuais diretoras das empresas. Ambas as cervejas são envasadas em garrafas de 500ml e com os rótulos estampando os nomes das marcas.
Cruls
Em comemoração aos seus cinco anos de presença no mercado, a Cruls, de Santa Maria (DF), lançou em agosto a 1892 Wheat Wine. Trata-se do rótulo mais alcoólico já produzido pela cervejaria, com teor de 11,5%. Esse rótulo é de uma linha da marca cujos estilos podem se beneficiar com o envelhecimento da bebida, implementado em seu processo de produção. A cerveja possui complexidade de maltes, com cevada, trigo e cento, sendo vista como boa alternativa de consumo para dias mais frios. Em outra novidade, a marca apresentou a Éter, o quinto lançamento da série Cosmos. É uma American IPA cujas ilustrações do rótulo foram desenhadas pela artista Juliana Lama. Essa linha da marca é inspirada no ofício de astrônomo de Louis Ferdinand Cruls, sendo que na mitologia grega o nome Éter é a personificação de um céu sem limites e ar puro respirado pelos deuses do Olimpo. A receita desta nova bebida traz lúpulos dos Estados Unidos e da Nova Zelândia, dos tipos Citra, Hort 4337 (Nectaron), Chinook e Meridian.
Dádiva e Vaia
As cervejarias Dádiva, de Várzea Paulista, e Vaia, de São Paulo, lançaram na última quinta-feira (dia 25) uma cerveja colaborativa chamada Pra Não Dizer que Não Falei das Flores. Com 6% de álcool, a bebida é uma Saison que contém lúpulo Zappa, cujo dry hopping proporciona uma cerveja com aromas bem tropicais e cítricos.
Dádiva e Tank
Outra cerveja colaborativa lançada pela Dádiva neste mês foi a First Rise, em parceria com o Tank Brewpub. A bebida é uma New Zealand Pils com os lúpulos Riwaka e Nelson Sauvin. O primeiro deles é aromático, cítrico e lembra grapefruit, enquanto o segundo possui uma variedade de característica frutada, picante e aromas de vinhos brancos. O rótulo homenageia a Nova Zelândia e está disponível em chope e latas de 473ml.
Edelbrau
Fruto do projeto experimental Bier Lab, a cervejaria de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, lançou a Sour Goiaba em comemoração ao Dia da Cerveja. Leve e refrescante, a bebida tem paladar ácido e é balanceada pela adição do tradicional fruto tropical presente no nome do rótulo. Com preço sugerido de R$ 15,90, essa cerveja combina com queijos brancos, sobremesas à base de frutas vermelhas e saladas.
Juan Caloto
Famosa no mercado pela criatividade que marca os personagens criados para os rótulos, a cervejaria paulista lançou a Um Peso em El Paso, uma West Coast IPA com 6,5% de álcool, levando os lúpulos Mosaic, Citra, Simcoe e Chinook em sua fórmula. Possui notas cítricas e resinosas como características mais marcantes, além de sabores de frutas mais maduras e tropicais em segundo plano.
Landel
Outro lançamento que teve o Dia dos Pais como inspiração foi o protagonizado pela Landel, que apresentou a Citric Revolution, uma New England IPA leve, com 5,5% de teor alcoólico e 20 IBUs de amargor. A bebida, de receita complexa, conta com sete tipos de lúpulos cítricos: Amarillo, Cascade, Centennial, Chinook, Citra, Columbus e Ella.
Louvada
De Cuiabá, a Louvada lançou uma cerveja escura, a Porter. Com inspiração neste estilo inglês da bebida, o rótulo tem receita mais adocicada, com aroma de chocolates e castanhas, além de teor alcoólico de 5,4%. A sua fórmula possui sete diferentes tipos de maltes, incluindo o torrado que garante a tonalidade escura à cerveja, e harmoniza com sobremesas como pudim de leite, brownie e petit gateau, também combinando com carnes e vegetais grelhados.
0 Comentário