fbpx
breaking news New

Liverpool x Real: Veja estilos de cerveja que representam personagens da final 

liverpool real madrid
Decisão deste sábado vai opor treinadores icônicos, estrelas globais, jogadores brasileiros e clubes tradicionais

Uma tradição gigantesca de dois dos clubes mais vencedores da história do futebol será colocada à prova neste sábado, quando Liverpool e Real Madrid se enfrentam, às 16 horas (de Brasília), no Stade de France, na final da Liga dos Campeões. Juntas, as equipes somam 19 taças conquistadas no principal interclubes europeu, sendo 13 troféus pelo time espanhol, recorde absoluto, e 6 pelo inglês.

Como ao redor do mundo milhões de torcedores acompanharão Liverpool x Real Madrid saboreando uma cerveja, o Guia traz o universo desta bebida para a decisão. Com este objetivo, o sommelier Rodrigo Sena faz um paralelo entre as características dos times, seus treinadores e vários dos seus principais jogadores com estilos de cervejas.

Especialista cervejeiro e apreciador do futebol, ele traça comparações em sete confrontos desta decisão e cita 14 estilos da bebida cujas qualidades considera que mais se assemelham hipoteticamente às dos personagens e dos clubes.

O Liverpool vai tentar conquistar a sua sétima Liga dos Campeões e se igualar ao Milan como o segundo maior vencedor da história da competição. Já o Real Madrid jogará para ampliar a sua supremacia histórica no Velho Continente com a sua 14ª taça da Champions. Na última vez em que esses clubes se encontraram na decisão, o Real levou a melhor em 2018, em Kiev, na Ucrânia, ao vencer por 3 a 1.

Leia também – Inflação dificulta operação das cervejarias da Rota RJ; Confira estratégias adotadas

Confira as comparações do colunista do Guia para Liverpool x Real Madrid. E bom jogo!

Liverpool (English IPA)  x Real Madrid (Doppelbock)
Quando penso no Liverpool, penso na tradição inglesa do time que tem raízes fincadas na Inglaterra. E sempre muito forte, marcante e presente. Então, fazendo um paralelo com um estilo de cerveja, eu vejo uma English IPA. A IPA é um estilo de cerveja criado na Inglaterra. Além de muita presença de malte, tem bastante carga de lúpulos ingleses, que vão trazer notas mais herbais, mais terrosas, um fino amargor. E é uma cerveja potente, que nunca sai de moda. Do lado do Real Madrid, embora seja um time espanhol, eu vou buscar uma cerveja mais voltada para a escola alemã, porque é inegável a força do clube, com uma cerveja que traga toda essa potência e complexidade de sabores, assim como o Real é tão potente quanto complexo de ser entendido muitas vezes. Então, eu vou para uma Doppelbock, que possui corpo mais alto, bastante malte, teor alcoólico elevado e é bastante frutada, amendoada. É uma cerveja tradicional alemã, assim como é o Real, que tem muita força e presença também.”

Alisson (Imperial Stout) x Courtois (Lambic)

“O Alisson, pela forma como ele atua e pela própria imagem dele, o identifico como uma Imperial Stout, que é uma cerveja que tem força, presença, corpo e potência. E é tudo o que o Alisson representa: segurança, algo forte no gol. Quando ele joga, a defesa se sente mais segura. Já o Courtois eu vejo mais como uma Lambic, belga, uma daquelas cervejas espetaculares, feitas no sul de Bruxelas, que levam muitos anos para ficarem prontas e que são bem difíceis de serem entendidas por que são muito ácidas. Uma cerveja forte, com presença, potência de sabor, mas complicada de ser interpretada. E o Courtois muitas vezes sofre com isso e precisa de tempo para mostrar sua qualidade, que ele, de fato, tem”.

Publicidade

Van Dijk (Strong Ale) x Éder Militão (Schwarzbier)
O Van Dijk é um xerifão da zaga, forte, com presença, robustez, e o Éder Militão é um pouco mais leve, mas muito inteligente e até mais rápido. Então, em um duelo cervejeiro, eu colocaria o Van Dijk puxando para o estilo inglês Strong Ale, uma cerveja, como o próprio nome diz, forte, de fermentação Ale, muito maltada, bastante alcoólica e com uma presença e corpo mais alto. É uma cerveja muito saborosa e de muita força. Do outro lado, eu vejo o Militão num estilo alemão chamado Schwarzbier, que é uma cerveja com maltes tostados e torrados. Uma Lager com notas que lembram café, chocolate, então ela é uma cerveja que não é tão forte, mas tem muita presença, uma variedade de sabores muito grande e que acaba sendo de fácil degustação.”

Fabinho (English Porter) x Casemiro (Baltic Porter)
“Os dois são meio-campistas fortes na marcação, mas que também sabem jogar. O Casemiro até mais do que o Fabinho. Chega mais ao ataque, tem uma função de armação um pouco maior. Mas eu vejo os dois com funções muitos similares e pelo que entregam. Então, eu vou colocar os dois como Porter, mas com pequenas diferenças. O Fabinho, por estar em um time inglês, vai puxar para uma English Porter, uma cerveja de fermentação Ale, com maltes mais tostados. Ela é escura, tem notas de chocolate, de caramelo. E o Casemiro já vai para um estilo um pouco mais forte, que é uma Baltic Porter, uma cerveja Lager, não é Ale, mas é um estilo que também tem maltes mais escuros e apresenta muita força e presença, características que são tanto da English Porter quanto da Baltic Porter.”

Salah (Special Bitter) x Vinicius Junior (German Pils)
“São pontas, puxam o ataque mais pelas beiradas e com características um pouco diferentes, mas também executando uma função que exige rapidez de raciocínio em velocidade. Então, os vejo como estilos mais leves. O Salah, eu vejo como uma Special Bitter inglesa, um estilo tradicional, com maltes levemente tostados, leve amargor residual e que contém notas de caramelo, de biscoito e casca de pão. É uma cerveja bastante interessante, leve, que você toma fácil, mas que tem uma presença e um sabor muito marcante. O Vinicius Junior, eu vou para o lado de uma German Pils, um clássico alemão, com bastante presença de malte. Uma cerveja dourada, com cereais mais claros, mas também um equilíbrio muito interessante com o amargor de lúpulos alemães, com aquela presença floral e mais picante.”

Mané (Summer Ale) x Benzema (Hefe Weizenbier)
“O Benzema é mais centroavante do que o Mané, que às vezes funciona como um falso 9. Já o Benzema é mais o clássico 9. Mas são dois goleadores. Pingou bola na frente deles, é ‘caixa’. Então eu coloquei os dois como estilos de cerveja fáceis de serem consumidas, e em bastante quantidade, que entregam gol toda hora para quem as consome. O Mané seria uma clássica Summer Ale inglesa, uma cerveja leve, com maltes mais claros, refrescante e bem maltada, com sabores extraordinários. E o Benzema seria uma tradicional cerveja de trigo da Baviera, a Hefe Weizenbier, que possui leveduras na garrafa, com o corpo um pouquinho mais alto e também notas frutadas e condimentadas leves, sendo também muito fácil de ser consumida.”

Jürgen Klopp (Barley Wine) x Carlo Ancelotti (Rauchbier)

“Klopp é um treinador surpreendente, que se reinventa, e é impressionante como muda o jeito de o time jogar de uma temporada para a outra para manter o desempenho. Então, o Klopp é uma tradicional Barley Wine inglesa, que tem um teor alcoólico um pouco mais alto, um corpo mais alto, bastante frutada, avermelhada. É uma cerveja extraordinária, com presença e força, assim como o Klopp, e que também a cada gole você percebe as mudanças. Já o Ancelotti, vamos para o estilo alemão que também tem bastante força, presença, que é a Rauchbier, um estilo secular feito com maltes defumados. E aí a cerveja fica com o corpo mais alto e com notas defumadas bastante evidentes. E o legal dessa comparação é que esse estilo tradicional quase já caiu no esquecimento. Em alguns lugares, ela deixou de ser feita. Mas foi resgatada recentemente, assim como o Ancelotti. Muitos achavam que a carreira dele já tinha terminado e ele está de volta ao Real Madrid buscando um título de Champions. Então, tem a ver. E é uma cerveja forte, com presença, personalidade, assim como ele.”

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password