fbpx
breaking news New

Brasil caminha para ser maior produtor de lúpulo na América do Sul

Em crescimento acelerado, Brasil pode desafiar Argentina como principal produtor de lúpulo na América do Sul

Tendo mais do que dobrado o número de produtores de lúpulo nos últimos dois anos, o Brasil trabalha com a perspectiva de se tornar, em um período também de dois anos, o maior produtor do insumo cervejeiro na América do Sul, deixando para trás a Argentina, de acordo com as expectativas de Herman Wigman, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo).

“As projeções para 2023 apontam para uma aceleração ainda maior da cultura do lúpulo no Brasil, com a expectativa de mais do que dobrar a área cultivada em relação a 2022. Acreditamos que, em 2024, já poderemos ser os maiores produtores da América do Sul, superando a Argentina, que tem meio século de experiência na cultura”, diz, citando a meta de superar os argentinos, que cultivam lúpulo em 181,3 hectares, de acordo com o último relatório da BartHaas.

Leia também – Brasil atinge recorde e recicla 100% das latas comercializadas em 2022

Os comentários foram embasados nos números de pesquisa realizada em 2022 pela Aprolúpulo para traçar o perfil da cadeia produtiva de lúpulo no Brasil. De acordo com o levantamento, o país possui 81 produtores de lúpulo, um número que saltou 26% em relação aos 60 de 2021 e mais do que dobrou em comparação aos 39 de 2020. Assim, confirma-se tratar de uma cultura crescente, que em 2015 contava com apenas três produtores no país.

“Sabemos que há mais produtores pelo país, esperamos uma adesão maior à pesquisa agora em 2023. Mas, de qualquer forma, os dados levantados mostram que houve um aumento expressivo de produtores de 2015 para cá”, pondera Alessandro Sato, membro do grupo de trabalho técnico da diretoria da Aprolúpulo.

O trabalho também demonstrou que 11 estados contam com produção de lúpulo no país, com destaque para São Paulo (15,4 hectares), Rio Grande do Sul (9,6 hectares) e Santa Catarina (8,6 hectares), como regiões com maiores áreas de cultivo que, no somatório de todos eles, chegam a aproximadamente 47 hectares.

Publicidade

“Houve também uma diversificação das regiões onde o lúpulo está sendo produzido. Isso demonstra que é uma cultura que pode ser desenvolvida em todo o país, ao contrário do que se pensava lá atrás, quando era muito associada ao clima frio”, diz Sato.

A pesquisa aponta, ainda, que 57% dos cultivadores de lúpulo no Brasil são produtores rurais, além de revelar uma visão diversificada dos desafios para lidar com essa cultura. A peletização lidera a lista das dificuldades da cadeia produtiva, com 34 menções, seguida por colheita (32), secagem (31), controle fitossanitário (31), custo de implantação (30) e comercialização (30), sendo citados em volume relevante.

“Se olharmos para as principais dificuldades da cadeia produtiva, vemos fatos ali como manejo de plantas daninhas, irrigação, suplementação luminosa. Fatores que mostram a busca por novas técnicas, ao invés de simplesmente replicar aqui o que é feito, por exemplo, na Europa ou nos Estados Unidos. Esse foi justamente o maior erro lá atrás, em tentativas passadas de trazer a cultura para o Brasil”, analisa Sato.

O estudo também traz resultados de um levantamento realizado pelo Laboratório Hops Analysis, apontando evolução na qualidade do lúpulo produzido no Brasil, com um aumento no teor de ácido alfa de 2021 para 2022 de 40% e de 22,5% para o teor de óleos essenciais.

“O desafio do setor será avançar nas relações comerciais com as cervejarias, o que tem sido o principal foco da atual gestão da Aprolúpulo. Escalar o volume de produção é fundamental para reduzir os custos de produção e acelerar o refinamento dos processos de beneficiamento, cada vez melhores no Brasil. Esse cenário, somado à já comprovada qualidade do lúpulo nacional, nos faz ver excelentes perspectivas para o setor”,  afirma o presidente da Aprolúpulo.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password