fbpx
breaking news New

Caso Backer: Nova morte eleva número de vítimas fatais para dez

Aposentado consumiu cerveja contaminada em dezembro de 2019 e estava em coma havia 40 dias

Três dias depois da confirmação da nona morte causada por intoxicação após a ingestão de cervejas contaminadas da Backer por dietilenoglicol, a Polícia Civil de Minas Gerais confirmou mais um falecimento neste sábado, elevando para dez o número de vítimas fatais.

Leia também: Colunista do Guia debate consequências jurídicas do Caso Backer

Marco Aurélio Gonçalves Cotta, de 65 anos, passou sete meses internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, teve oito paradas cardiorrespitatórias e estava há 40 dias em coma.

Segundo a família da vítima, Cotta consumiu a bebida durante as festas de final de ano, em dezembro de 2019. No começo de julho, o estado de coma do aposentado já havia sido classificado como irreversível.

A Backer informou que não vai comentar a décima morte atribuída ao consumo de um rótulo contaminado da Belorizontina.

Inquérito concluído
Segundo a Polícia Civil, a vítima já fazia parte do inquérito policial remetido à Justiça. A atuação, neste momento, compete ao Ministério Público de Minas Gerais.

A investigação apontou que diversos lotes de diferentes rótulos produzidos pela Backer foram contaminados por monoetilenoglicol e dietilenoglicol, substâncias tóxicas utilizadas em sistemas de refrigeração.

Os peritos encontraram vazamentos que permitiram o contato das substâncias com a cerveja nos tanques de fermentação. Além do vazamento principal, outros pequenos pontos foram descobertos na bomba do chiller usado para resfriar o mosto.

O inquérito da Polícia Civil, concluído em junho, contabilizou 29 vítimas intoxicadas desde setembro de 2019, quando a contaminação começou a acontecer, mesmo mês em que o tanque foi comprado pela Backer e instalado na fábrica.

Os sócios da empresa foram acusados por estocar, vender e não dar publicidade a um produto contaminado, enquanto seis responsáveis técnicos e o chefe de manutenção da Backer foram denunciados por homicídio culposo, lesão corporal culposa e contaminação de produto alimentício culposa.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password