fbpx
breaking news New

Cervejas de Páscoa: Dinamarca tem tradição de lançamentos para a data

Tuborg é uma das marcas tradicionais do país escandinavo a lançar cervejas no período pascal

Produzir cervejas temáticas, em função de datas festivas e marcantes do calendário, é uma rotina no setor, mas na Dinamarca, quando o tema é a Páscoa, isso já se tornou uma tradição espalhada por toda a indústria. Por lá, as cervejarias investem no lançamento da “Påskebryg”, algo que começou a ganhar força no final do século XIX.

As cervejas de Páscoa são lançadas e colocadas à venda no varejo no que ficou conhecido como “Dia P” na Dinamarca, considerado uma das principais datas cervejeiras do país, ocorrendo, tradicionalmente, na quinta-feira que antecede o domingo da Páscoa. E acontecem festas e eventos no chamado “Påskefrokost” para celebrar a chegada da cerveja sazonal.

Leia também – Dona da Guinness, Diageo terá pela primeira vez mulher como CEO

Os relatos são de que a primeira cerveja de Páscoa lançada por uma marca de cerveja na Dinamarca ocorreu entre o final do século XIX e o início do século XX, embora essa tradição possa remeter à Idade Média, relacionada ao período da Quaresma, quando a população fazia jejum de alimentos, precisando consumir bebidas mais fortes nutritivas.

De modo mais industrializado, a produção foi se espalhando por outras cervejarias no começo do século passado, incluindo a Carlsberg, não só a maior produtora do país, como uma das maiores do mundo.

A primeira cerveja de Páscoa da Carlsberg foi criada em 1905, ainda que apenas em chope, depois passando a ser engarrafada. Outra das mais tradicionais cervejarias tradicionais do país, a Tuborg, incorporada no fim dos anos 1980 pela Carlsberg, também aderiu à iniciativa. E em 2018 viu suas cervejas de Páscoa se esgotarem rapidamente, mesmo tendo produzido 2 milhões de litros.

O número indica a intensa busca pelas cervejas de Páscoa, sendo que a associação de cervejarias da Dinamarca afirma que 111 rótulos alusivos ao período foram lançados em 2021. Isso inclui, claro, as marcas mais tradicionais, mas também conhecidas artesanais do país, como a Mikkeller e a Amager Bryghus. E não existe um estilo único para esse tipo de cerveja, embora a tradição tenha sido iniciada com aquelas mais escuras e consideradas mais fortes.

A Páscoa, na Dinamarca, costuma coincidir com o início da primavera. Por isso, o período possui tom festivo para celebrar o renascimento da natureza, o que provoca a reunião de familiares e amigos em torno de uma mesa farta, também impulsionando esses lançamentos. As cervejas, então, se unem a pratos típicos da culinária local, como ovos cozidos, arenque marinado e pão de centeio.

Outros países
A tradição de cervejas alusivas à Páscoa também existe em outros países da Europa. Na Alemanha, por exemplo, essas sazonais são chamadas de Osterbier, sendo, em geral, mais encorpadas e maltadas do que os rótulos regulares. Já na Inglaterra, elas são chamadas de Easter Ales.

E o Brasil?
Embora o Brasil não tenha a mesma tradição de cervejas de Páscoa da Dinamarca e de outros países europeus, há cervejarias que buscam aproveitar a tradicional data para explorar sabores e combinações de ingredientes, os harmonizando com pratos típicos do período. E não foi diferente em 2023.

Neste ano, em Curitiba, a Maniacs Brewing e a Cuore di Cacao se juntaram para criar uma cerveja de Páscoa. É a Maniacs Cioccolato, uma Dark Ale com adição de chocolate e nibs de cacau da chocolateria.

De acordo com o descritivo divulgado, a cerveja tem cor preta com reflexos rubi, leve turbidez e espuma bege. A novidade possui aromas e sabores predominantes do chocolate, seguido por notas maltadas que lembram caramelo com um final levemente torrado e adocicado, com baixo amargor.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password