fbpx
breaking news New

Pesquisa busca traçar perfil do consumidor de cerveja no Brasil; Participe

Realizada pelo segundo ano consecutivo, pesquisa busca entender as preferências de consumo do público cervejeiro

Realizada pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa Retrato dos Consumidores de Cervejas quer entender os variados perfis do público amante da bebida no Brasil. Para isso, tem uma meta ousada: dobrar o número de respostas ao trabalho, passando das 1.006 captadas em 2020 para, no mínimo, 2.012 em 2021, como revelam seus organizadores.

“Esse projeto de pesquisa tem como objetivo melhor entender os variados perfis de consumo de cervejas no Brasil. Do consumo popular e cotidiano ao consumo peculiar e esporádico, queremos mapear – o máximo possível – as pessoas amantes da bebida”, explica Cilene Saorin, mestre-cervejeira, professora e sommelière de cervejas que participa da organização da pesquisa.

Clique aqui para responder a pesquisa Retrato dos Consumidores de Cervejas

A partir do mapeamento demográfico, geográfico e de comportamento de consumo, o projeto apontará objetivamente os diferentes perfis, estilos de vida e preferências de consumo do público cervejeiro. “O time por trás deste projeto é multidisciplinar e pretende oferecer uma análise ampla e profissional do mercado de consumo de cervejas no Brasil”, pontua Cilene.

Para ela, com análises regionais e nacionais das respostas dos participantes, será possível traçar estratégias de comunicação de produtos e serviços mais assertivos para alcançar os diversos públicos. “Convenhamos: uma fauna linda e imensa de adoradores (e potenciais adoradores) de cervejas merece ser desvendada. Assim, melhor alcançaremos inclusão e pluralidade.”

Publicidade

A pesquisa está sendo organizada pelo site IPAcondríaca, da sommelière Ludmyla Almeida, e pode ser respondida até o dia 31 de agosto. “O primeiro ‘Retrato’ começou por conta da minha curiosidade e do Leandro Bulkool (meu parceiro no podcast Surra de Lúpulo). Somos fascinados por números e queríamos conhecer um pouco mais do mercado cervejeiro. A ideia é que a pesquisa seja anual para ajudar a estabelecer comparativos importantes, perceber as variações de consumo e termos subsídios para podermos ir além”, conta Ludmyla.

Edição 2020
As respostas coletadas pela pesquisa de 2020 ajudaram a traçar um retrato dos consumidores de cervejas, algo que serviu de base para estudiosos do mercado, mestres-cervejeiros e empresários nos seus estudos ou tomada de decisões.

Naquele ano, o estudo alcançou 1.006 respostas, sendo que todos os estados foram representados na pesquisa. Entretanto, as maiores concentrações de respostas estavam localizadas nas regiões Sudeste e Nordeste.

Leia também – Lagunitas distribui long necks de graça para celebrar o IPA Day

Ao serem indagadas por qual estilo abriram a experimentação no mundo das artesanais, a maioria das pessoas indicou a Weissbier (34,64%). No entanto, a pesquisa aponta também que a IPA (14,74%) está conquistando seu espaço entre o público iniciante.

Sobre os estilos mais bebidos, os cervejeiros e cervejeiras podiam marcar mais de uma opção nessa pergunta e citaram 67 estilos diferentes, em um total de 3.163 respostas. As cinco mais consumidas atualmente demonstraram que a Weissbier, grande cerveja de entrada, é deixada para trás e novos aromas e sabores passam a fazer parte do cotidiano do público, com a IPA sendo a mais citada.

Confira os demais resultados da pesquisa 2020 aqui.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password