fbpx
breaking news New

Turismo cervejeiro voltará com força ainda em 2021 e regionalizado, diz especialista

rota rj eventos
Atrações naturais de Nova Friburgo estão entre as opções de turismo para quem visita as cervejarias da Rota RJ

A pandemia do coronavírus atingiu uma união que vinha se mostrando promissora: a do turismo com o setor cervejeiro. A crise, que fechou estabelecimentos e reduziu drasticamente as opções de lazer e viagens, está longe do fim, mas especialistas do segmento avaliam já ser possível vislumbrar uma retomada das atividades ainda em 2021.

Na opinião de Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, em cerca de três a quatro meses, quando, espera-se, já haverá uma maior imunização da população brasileira, a atividade turística ganhará impulso diante do desejo das pessoas de realizarem atividades após um período tão traumático.

Leia também – 13 opções de delivery das cervejarias da Rota RJ para beber bem em casa

“Sou otimista por natureza, mas, de acordo com estudos feitos por diversos segmentos do setor, acredito que o turismo cervejeiro volte com força total a partir de setembro, por entender que nesse primeiro momento, com mais segurança, as pessoas estejam ávidas para passear e viverem novas experiências”, avalia a coordenadora da Rota RJ.

Essa retomada, na avaliação de Ana, deverá acontecer com um perfil de público mais restrito. Com a rotina de viagens bastante afetada, ela aposta que moradores de regiões próximas das atrações turísticas vão compor a maior parte dos visitantes, vivenciando a possibilidade de realizarem atividades em localidades mais próximas de suas rotinas, às quais até deixavam em segundo plano em outros momentos.

Acredito que o grande impacto será que as cidades deverão atrair um público mais regional, nesse primeiro momento, com os turistas rodando a vizinhança. Acredito que todas as regiões tenham experiências encantadoras a serem ofertadas e que os próprios moradores desconhecem.

Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota RJ

Até por essa avaliação, as cervejarias da Rota RJ já têm uma estratégia de comunicação bem definida para voltar a atrair turistas: com suas integrantes localizadas na Região Serrana do Rio, as campanhas serão focadas nos moradores do próprio estado, assim como daqueles que são do Sudeste.

Publicidade

“A Rota Cervejeira RJ, por exemplo, vai focar nesse primeiro momento pós pandêmico em uma ativação de comunicação mais voltada para a região Sudeste, principalmente para o próprio estado do Rio. Locais que são próximos e permitem a locomoção de carro e vans”, revela a especialista.

Para Ana, além do reforço das medidas sanitárias, o turismo cervejeiro deverá incrementar as experiências oferecidas aos visitantes. “Acredito também que as experiências cervejeiras devam ficar mais ‘ricas’, pois será necessário ofertar produtos impactantes para cativar esse público de entrada e estimular a volta do turismo de forma segura.”

Dificuldade momentânea
Nesse momento, porém, o cenário não é nada fácil para as cervejarias componentes da Rota RJ, das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim e Cachoeiras de Macau. Todas vêm atuando com restrições há meses, por causa das medidas para evitar a propagação do coronavírus.

“Estamos todos sofrendo bastante com os decretos municipais que são diferentes em cada município. A Rota hoje abrange 5 municípios da Serra do Rio, e quem está funcionando no momento está seguindo todos os protocolos de segurança como, por exemplo, trabalhar com pequenos grupos familiares, com a capacidade da lotação do local reduzido em 30%, com barreiras sanitárias, etc.”, relata a coordenadora da Rota RJ.

Saiba mais sobre a Rota Cervejeira RJ em nosso Guia do Mercado

A esperança pela volta da normalidade, dando acesso sem restrições aos visitantes de aproveitar atrações turísticas, gastronômicas e cervejeiras do Rio, porém, prossegue. “Continuamos na expectativa de um retorno muito forte, acreditando que realmente a saúde mental da população precisa de um refresco, ou melhor, uma cerveja e boas experiências para retomarmos a vida após a pandemia”, conclui Ana.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password