fbpx
breaking news New

Bares e restaurantes criam mais de 150 mil vagas em 2022 e salários sobem 9,6%

Salário médio de profissionais que trabalham nesses estabelecimentos subiu para R$ 1.820,00 ao fim do ano passado

O setor de bares e restaurantes abriu mais de 150 mil empregos em 2022. O dado é uma estimativa apresentada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) a partir da mais recente edição da PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE, através do recorte do grupamento Alojamento e Alimentação.

Esse grupo teve um saldo positivo de 181 mil empregos em 2022, sendo que bares e restaurantes representam 85% dos estabelecimentos desse segmento. Assim, o segmento fechou 2022 com 5,34 milhões de trabalhadores, o maior índice para o último trimestre do ano desde 2019, quando eram 5,75 milhões de pessoas empregadas.

Leia também – Carnaval na Sapucaí recicla quase 10 toneladas de latas e entra no Guinness

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, acredita que o saldo de empregos em bares e restaurantes pode até ser superior às 150 mil vagas, citando a grande procura por trabalhadores por esse tipo de estabelecimento para a temporada de verão.

“O número de contratações pode ser ainda maior, uma vez que esses dados não refletem completamente as movimentações feitas durante a temporada de verão, que é tradicionalmente um período de grande demanda para o setor de bares e restaurantes”, diz Solmucci.

Publicidade

Também de acordo com os dados da PNAD Contínua, o salário médio do grupo com bares e restaurantes foi maior do que a média nacional. O ganho ficou em 9,6% no ano passado, enquanto a média geral foi de 8,3%, com o salário médio sendo de R$ 1.820,00. O percentual também está acima da inflação oficial do ano passado, o IPCA, que ficou em 5,79%.

E os bares e restaurantes poderão fazer mais contratações ao longo de 2023, de acordo com recente pesquisa da Abrasel. No levantamento, que ouviu 1.748 empreendedores, 33% deles disseram que pretendem aumentar o quadro de funcionários em 2023. Outros 46% esperam manter o quadro, enquanto apenas 13% esperam reduzir o número de funcionários.

 “Apesar de mostrar resiliência, o setor sofre os efeitos da pandemia e da falta de um programa robusto de recuperação por parte do governo. Mais da metade dos estabelecimentos não consegue ainda trabalhar com lucro, o que é muito preocupante”, pondera Solmucci.

O cenário é confirmado pela pesquisa da Abrasel, apontando que 19% das empresas do segmento de bares e restaurantes continuam trabalhando com prejuízo, o que se deve a dívidas, custo de folha e inflação, sendo que outras 47% tiveram lucro e 34% ficaram em equilíbrio no ano passado.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password