fbpx
breaking news New

Dois anos após mortes, Backer é liberada para produzir cerveja em BH

backer audiências
Aval para a fabricação no local pela Cervejaria Três Lobos foi dada pelo Ministério da Agricultura

Pouco mais de dois anos após a eclosão dos casos de contaminação que provocaram dez mortes em Minas Gerais, a Cervejaria Três Lobos, responsável pela marca Backer, voltará a produzir a bebida na sua fábrica em Belo Horizonte. A empresa, porém, não informou uma data para a retomada das atividades no local.

A proibição da produção de bebidas foi adotada em função da contaminação de cervejas da Backer por dietilenoglicol, com os primeiros casos vindo à tona logo no começo de 2020.  O espaço, então, foi interditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que, à época, determinou o recolhimento de todos os produtos, após as ocorrências. Análises, então, identificaram a presença de contaminante dietilenoglicol em diversos lotes de cervejas da Backer.

Leia também – Caso Backer: Vítima relata luta após 82 dias em coma e perda do sogro

Agora, porém, a Três Lobos garante ter obtido autorização para retomar a produção no local. “A Cervejaria Três Lobos informa que obteve a aprovação para a retomada da produção de cervejas em seu parque industrial. O processo de reabertura contou com o acompanhamento das autoridades e órgãos competentes e observou todos os critérios legais e técnicos”, afirma a companhia em trecho da nota oficial em que confirma a retomada das atividades.

A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pontuando que a liberação é parcial. Além disso, aponta que a decisão foi adotada em função do cumprimento das exigências do órgão. Assim, as cervejas produzidas na fábrica, localizada no bairro Olhos D’Água, agora podem ser comercializadas.

Publicidade

“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirma que a Cervejaria Backer foi autorizada, na manhã desta sexta-feira (08), a retomar a produção e comercialização de cerveja na fábrica. Essa liberação foi concedida de forma parcial para duas adegas no parque industrial da empresa”, diz, em nota oficial, o ministério.

“O Mapa esclarece que a empresa atendeu às exigências feitas para garantir a segurança dos produtos, referentes às condições dos tanques de fermentação e equipamentos que serão utilizados neste retorno. A cervejaria ainda substituiu em seu processo o fluido refrigerante por solução hidroalcoólica – solução que contém água e álcool”, acrescenta.

A volta das atividades da cervejaria já era ensaiada há algum tempo, tanto que, no ano passado, começou a produzir a Capitão Senra, um dos rótulos mais famosos da Backer, embora de modo cigano, em uma fábrica do interior paulista.

Além disso, o Mapa vinha monitorando as produções da fábrica em Belo Horizonte. E, agora, liberou a sua comercialização. “O processo de produção de cerveja no parque fabril vem ocorrendo desde novembro de 2021, após vistoria executada por auditores fiscais federais agropecuários do Mapa. Os produtos produzidos foram informados semanalmente ao Ministério que realizou a coleta de cada lote e dos fluidos refrigerantes. Com a aprovação das análises, fica a Cervejaria Backer autorizada a comercializar seus produtos”, acrescenta o ministério.

Em seu site, a Cervejaria Três Lobos indica que parece mesmo pronta para voltar a comercializar rótulos que levam o nome da Backer. Afinal, descreve, além de rótulos que já estão sendo vendidos, como os da Capitão Senra, três com o nome Backer que estarão disponíveis “em breve”: Pilsen, Pale Ale e Trigo.

Além das dez mortes, a contaminação das cervejas da Backer por monoetilenoglicol e dietilenoglicol provocou lesões graves e sequelas em ao menos 16 pessoas.  Em outubro de 2020, 11 pessoas se tornaram réus no processo contra a Backer, incluindo seus sócios-proprietários, por homicídio e lesão culposos, além de contaminação de produtos alimentícios. Um dos indiciados, porém, já faleceu. As primeiras audiências para o julgamento do processo foram agendadas para o fim de maio.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password