fbpx
breaking news New

Vendas de cervejarias independentes nos EUA caem 10% no primeiro semestre

Pesquisa da Brewers Association mostra grande variação entre os desempenhos de cervejarias de diferentes portes e modelos de negócio

Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o segmento de cerveja artesanal nos Estados Unidos começaram a ser mensurados pela Brewers Association (BA). De acordo com seu relatório semestral, houve queda de 10% no volume de vendas das marcas independentes na primeira metade de 2020. Mas o resultado foi divulgado com diversas ponderações, apontando a dificuldade de se ter dados precisos, pois as performances das cervejarias no período foram bastante desiguais.

Leia também – Escassez de latas pode fazer marcas “sumirem” do mercado dos EUA

Segundo o economista-chefe da BA, Bart Watson, as informações repassadas pelas empresas participantes da pesquisa da entidade mostraram variações mais elevadas na performance das cervejarias do que nos anos anteriores, o que se soma à dificuldade de obter números do varejo e a respeito de pagamentos de impostos, o que costumava ajudar na tarefa.

“Em anos normais, triangulamos dados com vários métodos para calcular o crescimento no meio do ano, e eles geralmente acabam trazendo dados bastante parecidos”, conta Watson. “Nesse ano, esses indicadores apontam para todos os lados.”

Watson ressalta que nos primeiros dois meses e meio do ano, o período que antecedeu a pandemia, o volume de vendas das artesanais seguia sua trajetória comum de crescimento entre 3% e 4%, o que deixa claro que o estrago provocado pela crise do coronavírus foi grande.

Para chegar aos 10% de queda ao final do semestre, o estudo considerou diversos recortes. O resultado médio ponderado pelo porte das cervejarias independentes, por exemplo, revelou queda de 13% em relação ao primeiro semestre de 2019. No levantamento por categoria (regional, micro, brewpub e taproom), a redução foi de 12%. Mas mapeando dados de cervejarias que não responderam à pesquisa, o declínio parece ser de 6%.

“É preciso ter em mente que as cervejarias estão tendo experiências muito diferentes dependendo da localização e do modelo de negócios”, justifica o economista-chefe da BA.

Segundo o estudo, 25% das cervejarias relatam que a queda em seu faturamento foi de mais de 27%, enquanto um terço chegou a reportar crescimento nas vendas do primeiro semestre de 2020.

Novas cervejarias
O estudo especulou, também, a respeito do segundo semestre de 2020. Na média, os entrevistados estão otimistas e apostam em um crescimento das independentes de 4% em relação ao mesmo período de 2019.

A esperança é maior entre as pequenas cervejarias, que preveem crescimento de 12% no volume de vendas. Na leitura de Watson, o otimismo pode ser explicado pelo sucesso nas adaptações que as marcas fizeram em seus modelos de negócio para se adaptar ao novo cenário.

(Com Brewbound.com)

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password