fbpx
breaking news New

Cerveja terá evolução do delivery e de preços no pós-pandemia, dizem especialistas

cerveja pós-pandemia
Debate sobre o setor foi um dos temas abordados na primeira live do Guia, realizada nesta sexta-feira

O mercado cervejeiro vive um momento muito conturbado com a necessária quarentena imposta na luta contra o coronavírus. E esse cenário deve se refletir na indústria da cerveja mesmo no pós-pandemia, especialmente no que se refere a preços e delivery.

Esse foi um dos temas abordados na primeira live do Guia, realizada nesta sexta-feira pela sommelière Candy Nunes (@candysommelier), que atua com marketing para cervejarias, e o jornalista e sommelier Rodrigo Sena, do canal Beersenses.

Confira na íntegra a primeira live do Guia da Cerveja

Além do cenário pós-pandemia, o debate sobre cerveja entre os especialistas abordou o impacto da Covid-19, os desafios do mercado e o consumo durante o isolamento social.

Na avaliação de Candy, que já trabalhou como embaixadora da St. Patrick’s Beer, a questão dos preços tem sido fundamental durante a quarentena e influi diretamente na capacidade das cervejarias conseguirem escoar os seus produtos.

“Eu visitei cinco supermercados e observei que o comportamento do consumidor de cerveja artesanal. Primeiro ele vai direto para as gôndolas de artesanais, observa e, se tiver alguma em promoção, ele pega”, relatou a especialista, fazendo uma relação direta do preço da cerveja com o volume de vendas.

“O preço e a disponibilidade são os dois grandes desafios para o volume de vendas da cerveja artesanal atualmente. Conseguir quebrar as barreiras do delivery, do take away, é fundamental”, acrescentou Rodrigo.

Assim, a questão do delivery, segundo os especialistas, é tão importante quanto trabalhar bem os preços. Para eles, ainda existe muita oportunidade de evolução para as cervejarias nessa modalidade de vendas. “O delivery veio para ficar e não irá embora depois da pandemia. Preocupar-se com a qualidade das entregas é fundamental”, defendeu Candy.

Já Rodrigo apontou que encara como natural e necessária a evolução no delivery, com embalagens mais adequadas a esse sistema e até processos e tecnologia mais aderentes. “As cervejarias precisaram implementar o delivery correndo. Agora, dois meses depois, será natural uma evolução da qualidade pois ela será um diferencial no mercado”, analisou o especialista durante a live, apontando uma possível mudança no mercado de cerveja pós-pandemia.

Publicidade

Os participantes também apontaram questões relacionadas à alta carga tributária como sendo um dos fatores que dificultam essa equação entre delivery eficiente e cerveja mais barata. “A reforma tributária estava na fila do Congresso e iria ajudar, mas com a pandemia tudo foi parado”, relatou Rodrigo.

Colunista do Guia, o advogado tributarista Clairton Kubaszwski Gama lembrou, nos comentários, que existem formas das cervejarias reduzirem a carga tributária através de um trabalho de consultoria para avaliação do enquadramento fiscal.

Mercado em transe
A live desta sexta também abordou o estudo exclusivo feito pelo Guia após a realização de uma pesquisa com mais de 80 cervejarias brasileiras. O intuito foi entender como a crise do coronavírus afetou o mercado nacional de cervejas.

“A pesquisa demonstrou claramente que não dá para tratar o mercado de uma forma homogênea”, avaliou Rodrigo. “A necessidade de cada cervejaria é muito específica em função de variáveis como tamanho, modelo de negócios e localização, por exemplo.”

Leia também – E-book do Guia avalia impactos da Covid-19 no mercado cervejeiro

Outro dado da pesquisa mencionado foi o fato de 48% das cervejarias com fábrica própria apontarem queda de faturamento igual ou superior a 70%, sendo o dobro da porcentagem de brewpubs que apresentaram a mesma redução.

Para Candy, a proximidade com o cliente final é o motivo dessa diferença. “O brewpub tem o contato com o cliente final desde sempre, é uma relação muito próxima entre a produção e o consumidor, o que facilita muito nesse momento. Já as cervejarias estavam distantes do cliente final, atuavam via distribuidoras”, avaliou.

As lives do Guia serão realizadas semanalmente, sempre às sextas-feiras, a partir das 18 horas. Assim como já acontece com o conteúdo do site, o objetivo é que a live seja mais um espaço de discussão e divulgação da cultura que cerca a cerveja, oferecendo informação relevante e atualizada, além de análises profundas sobre o que acontece dentro desse universo.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password