fbpx
breaking news New

Em recuperação, produção de bebidas alcoólicas registra novo mês de alta

Apesar da expansão pelo quarto mês seguido, fabricação de bebidas alcoólicas ainda registra retração em 2020

A produção de bebidas alcoólicas registrou novamente alta em setembro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo IBGE. A fabricação do segmento saltou 15,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foi, assim, o quarto mês seguido de expansão do setor em mais de 15%.

Porém, a indústria de bebidas alcoólicas continua sofrendo com os efeitos acumulados da fase inicial da pandemia do coronavírus, quando suas atividades praticamente ficaram paralisadas. Por conta disso, ainda há retração da produção do segmento no acumulado do ano, com queda de 1,5%. E, nos últimos 12 meses, o saldo está negativo em 0,1%.

Leia também – Cerveja fica mais cara em outubro e segue tendência de alta dos alimentos

A produção de bebidas não-alcoólicas também registrou dados positivos em setembro. A fabricação do segmento cresceu 12,2% em comparação ao mesmo mês de 2019. Já no acumulado dos nove meses do ano, há queda de 5,8%. E, nos últimos 12 meses, o indicador está negativo em 2%.

Indústria se recupera
A recuperação da produção de bebidas é um cenário que se reflete na indústria nacional, que expandiu 2,6% em setembro na comparação com agosto, segundo o IBGE. O resultado é a quinta alta mensal seguida, eliminando as perdas de 27,1% acumuladas entre março e abril, quando o setor registrou o seu patamar mais baixo por conta da pandemia do coronavírus.

Em relação a setembro de 2019, a indústria cresceu 3,4%, interrompendo dez meses de resultados negativos nessa comparação. Mas o setor industrial ainda acumula recuo de 7,2% no acumulado do ano. Já nos últimos 12 meses, a produção caiu 5,5%, embora o resultado seja visto como uma recuperação das perdas de março.

“Com o resultado de setembro, em conjunto com os avanços dos quatro meses anteriores, a produção industrial superou em 0,2% o patamar pré-pandemia, em fevereiro. Passados os meses de março e abril e com a flexibilização das medidas de distanciamento social, o setor industrial foi recuperando, mês a mês, aquele patamar”, avalia o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password