fbpx
breaking news New

Com criatividade, cervejarias inovam e investem mesmo durante o isolamento social

Momento difícil serviu para cervejarias se reinventarem e apostarem em novos modelos de negócios

O impacto do isolamento social atingiu em cheio o mercado de artesanais, não só no Brasil, mas até mesmo em países onde o setor está mais consolidado, como nos Estados Unidos. Há um cenário de cortes de investimentos, demissões e paralisação da produção, provocado pelo comprometimento do fluxo de caixa.

Leia também – Ambev promete manter empregos e reforça delivery na pandemia do coronavírus

Embora a redução das atividades seja uma realidade, há boas iniciativas sendo realizadas para encarar as dificuldades causadas pela crise do coronavírus. Empresas do setor cervejeiro têm apostado em novos modelos comerciais, realizando lançamentos e ações de marketing. Com criatividade, otimização de recursos e aportes seletivos, muitas marcas estão conseguindo tirar do papel projetos novos em pleno isolamento social.

É o caso da cervejaria Los Compadres, de Atibaia, no interior de São Paulo. Por lá as atividades foram suspensas em função do fechamento dos pontos de venda. Mas o que era um problema se transformou em oportunidade para os investimentos em obras e equipamentos para ampliação da produção.

“Aproveitamos a fábrica parada para dar início às obras de ampliação, tendo em vista que foi necessário que toda a cozinha e a adega fossem desativadas. Os próximos meses ainda são uma incógnita, por isso no momento estamos focando nas obras e em voltar com novidades”, revela Camille Barioni, sommelière, sócia e responsável pelo marketing da Los Compadres.

Publicidade

Lançamento de novos rótulos
Há várias microcervejarias que estão produzindo durante a quarentena e até mesmo apresentando ao mercado novas receitas. A Júpiter, de São Paulo, por exemplo, planeja lançar em breve dois rótulos exclusivos para assinantes do Clube do Malte, um market place que entrega cervejas através de um serviço de assinaturas.

David Michelsohn, mestre-cervejeiro da marca paulistana, destaca que a busca por novos canais e formatos de venda é importante neste momento de crise. “Acreditamos que com criatividade e solidariedade podemos encontrar soluções e nos fortalecer”, diz.

Igualmente, a Startup Brewing, cervejaria de Itupeva, no interior de São Paulo, através da sua marca UX Brew, fez um lançamento inovador para o rótulo West Trends#2.

Em uma ação comercial muito bem executada com os pontos de venda, as latinhas foram comercializadas e entregues antes da apresentação oficial, via delivery. Logo depois, em dia e hora marcados para o lançamento, os clientes abriram suas latinhas junto com a cervejaria em uma “live” no Instagram.

Novos modelos comerciais
A crise também está motivando investimentos em novos modelos comerciais, como no caso da Dortmund Bier, de Serra Negra, que está investindo na viabilização da venda de seus rótulos em restaurantes, lanchonetes e pizzarias que fazem delivery na região – e que tradicionalmente não trabalhavam com marcas artesanais.

Uma dificuldade desses estabelecimentos era estocar o chope. Por isso a cervejaria resolveu eliminar esse empecilho fazendo a entrega dos growlers já cheios, prontos para a comercialização, facilitando a operação dos restaurantes.

“Eles não precisam se preocupar em ter uma estrutura para encher os growlers, estamos fazendo isso por eles. Só precisam vender e entregar”, salienta Marcel Longo, sócio-diretor da Dortmund, informando ainda que, como parte do investimento, a cervejaria diminuiu sua margem e não está cobrando os estabelecimentos pelos growlers.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password