fbpx
breaking news New

Catharina Sour pode abrir caminho para consolidar identidade cervejeira

catharina sour brasil
Criação de festivais e de concursos específicos pode ser legado da entrada do estilo no BJCP, avaliam especialistas

A entrada da Catharina Sour no no Beer Judge Certification Program (BJCP), considerado o principal guia de estilos do mundo, pode ser apenas um começo para a cerveja  do Brasil. Especialistas ouvidos pelo Guia, apontam a possibilidade de o segmento aproveitar esse reconhecimento e conquista para conseguir mais espaço no mercado internacional, consolidar a sua identidade no segmento e, eventualmente, realizar novas criações.

Certo mesmo é que o reconhecimento da Catharina Sour é um incentivo à inventividade no setor cervejeiro. E da criatividade dos mestres-cervejeiros, imagina-se, podem surgir subestilos, criados a partir do original, ou mesmo outros estilos brasileiros que carreguem as características nativas.

Leia também – Rússia sem Bud, feira cancelada, fábrica atingida: Confira impactos da guerra

O jornalista e sommelier Luis Celso Jr. acredita que o reconhecimento a um primeiro estilo brasileiro é um ponto de largada e uma oportunidade para o setor se mostrar mais, conseguindo consolidar a própria cultura.

“A Catharina é o ponto inicial da cultura, para criar estilos e tendências, ficando antenado com o que está acontecendo no mercado. Poderemos mostrar mais a cerveja nacional para o mundo e todo o Brasil. E isso estimula o mercado. Espero que logo tenhamos mais estilos aparecendo, porque isso demonstra maturidade do mercado, evoluindo para construir uma identidade nacional cervejeira”, diz.

A sommelière Fabiana Arreguy também aponta o reconhecimento de um estilo nacional como uma oportunidade para fomentar o setor no Brasil com eventos, além de permitir a criação de uma identidade para a cerveja nacional.  “Pode-se criar festivais nacionais de Catharina Sour, como já acontece com as IPAs nos Estados Unidos. Concursos específicos para o estilo, abrindo portas para que cervejarias de fora do Brasil queiram produzi-lo também. O importante é o nome do Brasil passar a ser reconhecido por um tipo de cerveja com a cara do país”, diz Fabiana.

Publicidade

Técnica de cultura cervejeira da Estrella Galicia, Madu Victorino aponta ser crível imaginar a cerveja tipicamente brasileira conquistando mais espaço no mercado internacional. Além disso, há uma aposta na maior união em torno de estilo. Algo, por exemplo, visto no movimento Toda Cerveja, que lançou, recentemente, 64 rótulos de Catharina Sour de uma vez. “É possível pensar no aumento do investimento em exportação dos nossos produtos, especialmente àqueles com insumos tipicamente brasileiros”, comenta.

É uma visão parecida com a apresentada por Diego Dias, sócio-proprietário da Implicantes. Ele ressalta que marcas de fora do Brasil já começam a produzir rótulos do estilo Catharina Sour. E prevê que isso se transformará em mais espaço para as cervejarias brasileiras. “Muitas cervejarias internacionais estão aderindo a esse estilo. Eles estão atentos a essas novidades, estão fazendo colaborativas com brasileiros. Com certeza, teremos maiores produções fora do Brasil”, afirma.

Já Sady Homrich, engenheiro químico, cervejeiro caseiro e baterista do Nenhum de Nós, avalia que a presença da Catharina Sour no renomado guia de estilos se transformará em mais criatividade nas produções, especialmente de quem produz a bebida de modo caseiro.

“O BJCP é um guia destinado aos homebrewers, como ferramenta de compreensão, aprendizado, qualificação e repetibilidade. Me parece que a inclusão do primeiro estilo brasileiro trará grande incentivo aos cervejeiros caseiros para a criatividade e acuidade técnica”, aponta.

O reconhecimento pelo BJCP também resolve um impasse burocrático, pois permite o registro de rótulos do estilo Catharina Sour no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como lembra Fabiana. “A partir de agora não será mais necessário usar subterfúgios como Sour Fruit Beer, cerveja Sour com frutas como vinham sendo rotuladas as cervejas Catharina Sour em nosso mercado”, destaca.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password