fbpx
breaking news New

Presidente da Febracerva, Marco Falcone assume Câmara Setorial da Cerveja

presidente câmara cerveja
Sucessor de Carla Crippa na Câmara Setorial, Marco Falcone também é sócio-proprietário da Falke Bier

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja tem um novo presidente. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através de publicação no Diário Oficial da União, nomeou Marco Antonio Falcone para comandá-la, com mandato até 20 de janeiro de 2024. Ele vai suceder no cargo Carla Crippa, vice-presidente de relações corporativas da Ambev.

Agora à frente da Câmara Setorial da Cerveja, Falcone também é o presidente da Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva). Além disso, é sócio-proprietário da Falke Bier.

Leia também – Queda de 13,9% na fabricação de alcoólicas no início do ano influencia recuo da indústria

Vista como uma ponte direta para que as demandas do setor cheguem aos órgãos do governo federal, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja foi instalada em outubro de 2019. Sua composição inclui associações de produtores de lúpulo e cevada, passando pela pesquisa, produção, envase até a distribuição da bebida.

Publicidade

Desde a sua criação, a Câmara Setorial tem participado de importantes debates a respeito do setor, seja sobre temáticas das grandes indústrias ou das artesanais. Elas incluíram o reconhecimento do sommelier de cervejas como uma titulação na Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério da Economia, ocorrido no ano passado, o que abre caminho para a profissionalização da função. Também em 2021, entrou em vigor a Instrução Normativa 65, um conjunto de definições que determina novas regras para o PIQ (Padrão de Identidade e Qualidade) da Cerveja.

A nomeação de Falcone se inseriu em um contexto de divulgação, pelo governo federal, da nova lista dos presidentes das Câmaras Setoriais e Temáticas vinculadas ao Conselho Nacional de Política Agrícola. No total, o Brasil possui 36 câmaras de diferentes setores e temas do agronegócio, sendo 31 setoriais e 5 temáticas.

As Câmaras Setoriais e Temáticas têm o objetivo de propor oportunidades ao desenvolvimento das cadeias produtivas, além de apoiar e acompanhar ações de interesse para o agronegócio brasileiro e as relações com o mercado interno e externo. O objetivo é reforçar o elo do governo com o setor privado, resultando na formulação de políticas públicas.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password